domingo, 5 de setembro de 2010

Mitologia Grega


Criação do homem: Antes de Zeus e os demais deuses governarem o mundo, este era governado pelos Titãs. Os titãs eram filhos de Gaia (terra) e de Urano (céu). Alguns dos titãs foram responsáveis pela criação do mundo, desde as montanhas, os oceanos, rios, florestas, animais etc. Após a guerra travada entre Cronos o deus do tempo e líder do titãs, contra seu filho Zeus e os demais deuses. No fim, os deuses venceram a batalha e grande parte dos titãs foram trancafiados na prisão infernal chamada de Tartáro. Os poucos titãs que ficaram do lado dos deuses foram poupados de terrível destino. Entre eles estavam três irmãos: Atlas, Prometeu (ver imagem) e Epimeteu. Atlas fora condenado a carregar o céu ou o mundo nas costas. Quanto a Epimeteu e Prometeu, estes foram incumbidos de criarem novos seres para a natureza. Epimeteu criou algumas plantas e animais, porém Prometeu decidiu criar algo diferente de todos os animais que habitavam este mundo. Ele queria criar um ser que falasse e pensasse. Sendo assim, Prometeu moldou do barro uma criatura a imagem e semelhança dos deuses, e soprou em seu corpo o sopro da vida. Ele chamou esta criatura de homem.

Criação da mulher: Prometeu vendo que sua criação não conseguia se desenvolver devido aos perigos da natureza e dos animais selvagens, decidiu fazer algo para ajudar os homens (obs: ele criou vários homens não apenas um). Então ele decidiu roubar o fogo dos deuses e o entregou aos homens. Com isso os homens passaram a se desenvolver e progredir. Mas, como pagamento por tal crime, Zeus condenou Prometeu a ficar acorrentado no Monte Cáucaso tendo Ethon (águia ou abutre) lhe devorando o fígado por todos os dias, até o fim de seu castigo. No entanto a questão estava feita. Os homens agora possuíam o conhecimento do fogo. E Zeus temia que o ser humano se voltasse contra as ordens dos deuses. Então ele decidiu agir, criar alguma forma de enganar os homens, de iludi-los. Então Zeus vai procurar Hefesto, o deus do fogo e da forja. Ele pediu que Hefesto criasse uma criatura que faç fizesse literalmente os homens "perderem a cabeça". Hefesto como exímio artesão e ferreiro, molda do barro uma criatura oposta ao homem, a mulher. Com a criação desta mulher, alguns deuses a presenteiam:
Afrodite lhe concede beleza.

Hera lhe ensina a se torna uma dona de casa, a cuidar do marido e dos filhos.

Atena lhe dá inteligência, prudência e paciência.

Poseidon lhe presenteia com um colar de pérolas.

Hermes lhe infecta com a traição e a mentira.

As Musas lhe ensinam as artes de cantar e dançar

Zeus lhe dá uma caixa.
Hefesto a chamou de Pandora. O que significa "a bem dotada" ou "a que possui todos os dons". Pandora se casou com Epimeteu. E lhe foi dada a guarda da caixa que Zeus lhe presenteou. No qual estavam guardados todos os males. e Zeus disse que ela nunca deveria abrir esta caixa.



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário