domingo, 5 de setembro de 2010

Evolucionismo

É a teoria do surgimento do ser humano aceito pela sociedade acadêmica e pela ciência. E como consequência por parte da sociedade mundial. As diferentes ideias evolucionistas começaram a ganhar mais força após a publicação da obra A Origem das Espécies de Charles Darwin. Publicada em 1859. Não obstante, Darwin não fora o primeiro a falar em evolução, alguns cientistas que o antecederam como Jean-Baptiste Lamarck (1744-1829), seu próprio avô Eramus Darwin (1731-1802) como alguns outros estudiosos que contribuiram cada um com um pouco de suas pesquisas.
Entretanto fora a partir do século XIX com a teoria da Seleção Natural de Darwin e o trabalho de Alfred Russel Wallace (1823-1912) que possuía muitas das particularidades descritas por Darwin que contribuiu para a acentuação do desenvolvimento de teorias evolucionistas. Sendo assim, eu não irei narrar aqui a história do evolucionismo ou explicar a teoria da Seleção Natural, isso necessitaria de um texto bem mais longo. Não obstante a ideia que se tem da origem do homem fora proposta durante a segunda grande obra de Charles Darwin, A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo (1871). Nesse livro propriamente Darwin inicia sua teoria a respeito da origem do ser humano, dizendo que o ser humano se originou de um ancestral símio comum aos antepassados dos chimpanzés, gorilas e dentre outros dos grandes primatas. Mas, em algum período do passado estes ancestrais tomaram seu próprio rumo na cadeia evolutiva. No quadro abaixo esta esquematizado o exemplo mais comum utilizado para representar os antepassados humanos.
Neste ponto em uma cadeia evolutiva de milhões de anos que se inicia com o Austrolopitecus propriamente falando, vai sofrendo ao longo das eras uma evolução em diferentes etapas e direções. Devo deixar claro que houveram diferentes espécies de Austrolopitecus, mas, foi a partir de uma destas espécies que evoluiu o Homo habilis, e posteriormente outras espécies destes até originar o Homo erectus. O Homo erectus fora o primeiro hominideo a abandonar a África, migrando para a Europa, Ásia e Oceania. Das variações sofridas por estes em diferentes lugares e climas, originou o Homo neanderthalensis e o Homo sapiens. O Homo sapiens é atualmente a nossa espécie, e especula-se que tenha surgido entre 200 a 150 mil anos. Fora este o responsável por chegar e povoar as Américas.
No entanto, para muitos, a ideia do homem ter surgido do macaco ainda parece coisa de ficção cientifica. Mas, as pesquisas genéticas, paleontológicas, anatômicas, botânicas, zoológicas, antropólogicas etc. Ajudam a cada vez mais a encontrar evidências que afirmam tal teoria. Porém existe outra teoria que parece ainda mais dificil de se acreditar do que esta.



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário